ia – IA Programa de Residência Artística 2022 2o semestre - Conteúdo - Série Diálogos #CUIDADO

Série Diálogos #CUIDADO

Duplas do terceiro Programa de Residência Artística 2022

Nesta terceira edição da Série Diálogos, nossas interações terão como fio condutor a palavra CUIDADO. Esta é uma série de lives que se configura como o resultado de exercícios de criação realizados em duplas de trabalho durante o programa de residência IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto. Conheça melhor as pessoas artistas participantes desta terceira edição que compõem estas duplas aqui.

O objetivo dos encontros é tornar públicas algumas das discussões e ações artísticas decorrentes do programa, como parte das atividades artísticas e formativas da instituição, voltadas a artistas, professores, educadores e estudantes interessados em processos de criação em artes. A primeira edição girou em torno da palavra EXTINÇÃO e a segunda teve como mote a palavra OFÍCIO. Ambas as séries trouxeram várias questões à tona e você pode conferir tudo aqui (primeira) e aqui (segunda).

As lives contam com mediação e orientação curatorial de Tainá Azeredo e Valquíria Prates, com assistência de Pompea Tavares, e acontecem no canal do IA na plataforma YouTube.

AMOR-ARMADILHA

com Lygia Peçanha e Yná Kabe Rodríguez

“Amor & Armadilha” reúne práticas de curadoria, análise crítica e fofoca, resultantes das investigações de Lygia e Yná e outres convidades (artistas e não artistas, humanos e não humanos). Em formato de slideshow apresentado em mesa de bar, as artistas discutem sobre o amor e suas armadilhas, encontradas em todo tipo de relação, das afetivo-sexuais às constituídas entre pessoas e instituições, entre a sociedade e a arte contemporânea e outros duplos negativos por meio de imagens da vida, da cultura digital e da arte.

ORÁCULO-TRAVESSIA

com Pedro Ton e Yanaki Herrera

A travessia pode ser uma soma de percursos que se cruzam, afetam e desembocam em paisagens inimagináveis. É quando nossa casa cisma de andar. A partir do encontro de dois rios, Yanaki e Pedro Ton convidam os participantes para uma paisagem visual e sonora.

FABULAÇÃO-MEMÓRIA

com Ana Paixão de Carvalho e Sylvia Vartuli

Ser terra e água. Descer o curso de um rio até a foz. Plantar os pés no chão e criar raízes. Fazer o caminho de volta pra casa. Durante a live, Ana e Sylvia, artistas selecionadas do programa de residência CUIDADO do Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, convidam para um encontro com a memória e a fabulação de si e do outro.

O Projeto é idealizado pelo IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, realizado pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Ministério do Turismo, conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Gerdau.