Extinção, ofício, cuidado e tempo
As 4 residências artísticas de 2022
Ao longo de 2022 desenvolvemos ações para incentivar a produção artística atual, promovendo ambientes para criações, discussões e diálogos.
Nesse sentido, lançamos o Webdocumentário, com um não tão breve apanhado do Programa de Residência Artística 2022, para você poder sentir o cheirinho do café quando está sendo passado, aquele que acorda os sentidos e desperta o desejo.
O Programa aconteceu em quatro edições, cada uma com seis artistas, inspirados por uma palavra geradora: Extinção, Ofício, Cuidado e Tempo. O IA recebeu centenas de inscrições e a seleção foi realizada pelas curadoras Tainá Azeredo, Valquíria Prates e Pompea Tavares, a partir dos requisitos dos editais e priorizando a pluralidade e a diversidade. A residência, que aconteceu de maneira 100% virtual, possibilitou a participação de pessoas artistas de vários locais geográficos.
As 24 pessoas artistas selecionadas foram: Abiniel João Nascimento, Adriano Machado, Ana Fátima Carvalho, Ana Paixão de Carvalho, Bárbara Bija, Beatriz Toledo, Bruno Novaes, Charlene Bicalho, Duo Paisagens Móveis, Felipe Rezende, Jorge Lopes, Josi, Lygia Peçanha, Nita Monteiro, Pedro Ton, Shima, Suttane Hoffmann, Sylvia Vartuli, Tiago Aguiar, Xikão Xikão, Walla Capelobo, Washington da Selva, Yanaki Herrera e Yná Kabe Rodríguez. Você pode ler mais sobre cada uma dessas pessoas na seção “Programa de Residência 2022”.
Além do webdoc, todos os conteúdos estão disponíveis no site do IA as lives do Programa Educativo, incluindo as lives com pessoas convidadas, trazendo oito artistas que somaram seus saberes e perspectivas aos trabalhos e pesquisas sobre as palavras geradoras de cada residência; as Correspondências Pedagógicas, uma série de 12 publicações educativas enviadas ao longo de 2022, com o objetivo de partilhar as conversas, temas e atividades abordadas nas residências; a “Série Diálogos”, resultado de exercícios de criação realizados em duplas de trabalho para tornar públicas algumas das discussões e ações artísticas decorrentes do programa; e as 4 mostras geradas durante o ano, um percurso que apresenta as minúcias dos processos e obras surgidas a partir da imersão e dos diálogos entre artistas.
Agora é só dar o play e boa degustação!
Vídeo com recurso de audiodescrição
O Programa de Residência Artística foi idealizado pelo IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Gerdau e é realizado pelo Ministério da Cultura do Governo Federal União e Reconstrução.