programa de residência para artistas convidados
Dando continuidade às residências artísticas do IA, a edição de 2025 recebe artistas convidados para desenvolverem pesquisas a partir do deslocamento territorial, explorando novas perspectivas e atravessamentos em seus processos criativos.
A residência se estrutura a partir de eixos investigativos que exploram a relação entre o sagrado e o popular, as heranças do barroco e sua ressignificação contemporânea, a materialidade do território, a mineração como metáfora do processo criativo, a economia do poder, as dinâmicas de mobilidade nos centros históricos e a construção de cartografias afetivas e comunitárias.
Participam do programa 04 artistas residentes de diferentes regiões do Brasil, selecionados a partir do diálogo com o Projeto Afro e o Sertão Negro, em uma articulação em rede do IA com outras instituições culturais. A residência acontece entre março e abril de 2025, na Residência Artística do IA, localizada em Ouro Preto. Clique e saiba mais sobre os artistas convidados:
O Programa de Residência para Artistas Convidados foi idealizado por Bel Gurgel, diretora artística do IA, Marine Milani, Monic Braz Nogueira e Paulo Libanio. E conta com a parceria do IFab Lab, do IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais e do Núcleo de Artes e Oficíos, da FAOP - Fundação de Arte de Ouro Preto.
A residência artística é realizada pelo IA com recursos através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.