ia – IA Programa Bomserá - Programa Educativo BomSerá

Programa Educativo BomSerá

Curso Agente de Memória e Patrimônio

Nós, do IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, entendemos que o patrimônio histórico de uma cidade é um dos elos que conecta o passado ao presente em que vivemos e ao futuro que virá; sendo assim, precisa ser preservado. E quem melhor que as próprias pessoas da comunidade para fazer isso? Porém, esse é um trabalho que exige estudo, técnicas, enfim, um preparo prévio, sério e cuidadoso.

É por isso que firmamos este compromisso com a comunidade ouro-pretana: por meio do Programa Educativo BomSerá, ofertar restauros de casas coloniais e oficinas de restauro, dando oportunidades formativas para pessoas da comunidade e região.

É o caso do curso "Agente de Memória e Patrimônio", voltado para estudantes do primeiro e do segundo ano do ensino médio de escolas públicas e privadas de Ouro Preto e região. Com temáticas investigativas e práticas relacionadas à cultura, à preservação e à memória em contato com oficinas de restauro, trata-se de uma ocasião para ampliar os conhecimentos relacionados ao patrimônio cultural, criar, inventar e construir relações entre passado e presente, bem como desenvolver novas habilidades profissionais.

Os encontros se distribuem ao longo de três meses de atividades, compostos por aulas, oficinas criativas, experimentações, passeios e visitas técnicas, de 13 de agosto a 29 de outubro, totalizando uma carga horária de 48 horas.

O grupo de participantes, após a realização do curso, poderá atuar como agente jovem cultural em museus e centros de memória, participando na assistência a processos de cuidado e preservação de registros históricos, memórias e documentos, e na mediação cultural comunitária.

Sobre as inscrições e o critério de seleção

As inscrições foram abertas no site do IA, via preenchimento de formulário, e ficaram disponíveis do dia 22 de julho ao dia 9 de agosto de 2022.

Finalizado o período de inscrições, as educadoras responsáveis pelo projeto selecionaram, dentre as quase cinquenta pessoas inscritas, 30 estudantes para participarem do curso, conduzidas pelo critério de formação de um grupo diverso e levando em consideração identidades de gênero, orientações sexuais, raças e origens.


O BomSerá é um projeto idealizado pelo IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, realizado pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Ministério do Turismo, conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio do Instituto Cultural Vale.