ia – IA Programa de Residência Artística 2022 1o semestre - Conteúdo - LIVE/IA Programa 01: EXTINÇÃO

LIVE/IA Programa 01: #EXTINÇÃO

Série Diálogos

A Série Diálogos é o resultado de exercícios de criação realizados em duplas de trabalho durante o programa de residência IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto. O objetivo dos encontros é tornar públicas algumas das discussões e ações artísticas decorrentes do programa, como parte das atividades artísticas e formativas da instituição, voltadas a artistas, professores, educadores e estudantes interessados em processos de criação em artes. Com mediação e orientação curatorial de Tainá Azeredo e Valquíria Prates, apresentamos três lives no canal do IA na plataforma YouTube. As propostas artísticas que investigam sentidos em torno da palavra EXTINÇÃO são apresentadas em duplas.

CORPO-VESTÍGIO

com Suttane Hoffmann e Jorge Lopes

O primeiro diálogo traz o corpo como centro das práticas de Suttane e Jorge, explorando o constante movimento e a transformação dos corpos que se adaptam às formas da natureza e aos espaços de relação, construindo vestígios de imagens e gestos.

FOGO-MISTÉRIO

com Walla Capelobo e Adriano Machado

É do silêncio, das entrelinhas, do que se cala e do que se revela que surge esse encontro entre Walla e Adriano. Essas duas práticas, quando colocadas em diálogo, nos trazem mais perguntas que respostas, abrem caminho para o desconhecido, os mistérios, e revelam na fumaça um universo comum.

TEMPO-OUTRO

com Tiago Aguiar e Duo Paisagens Móveis (Bárbara Lissa e Maria Vaz)

O diálogo entre Tiago, Maria e Bárbara tem como ponto de partida seus diários, que registram acontecimentos, capturam o tempo e permitem o resgate de ideias, sentimentos e momentos que formaram importantes processos de criação, especialmente em trabalhos que se constituem a partir de relações com outros – lugares, pessoas, contextos.

O Projeto é idealizado pelo IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, realizado pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Ministério do Turismo, conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Gerdau.