Educação e Programas Públicos no IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto
Qual o papel educativo de uma instituição cultural?
Ao se deparar com esta pergunta em 2021, o IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto definiu sua visão e compromisso mais amplo com a educação no âmbito das artes e do patrimônio. Assumimos o papel público que nos cabe, de uma instituição dedicada ao exercício da formação em artes que contempla as redes de artistas e comunidades escolares em simultâneo ao exercício da pesquisa e à experiência como parte dos processos de criação.
Nesse sentido, o IA se dedica às seguintes atividades educativas interligadas:
Formação de artistas e profissionais das artes: por meio da realização de programas de residência artística, promover a formação continuada de artistas e o intercâmbio entre profissionais da arte contemporânea, buscando o convívio e a troca entre participantes e o contato e aprofundamento de suas pesquisas e experimentações em artes.
Pesquisa em arte contemporânea: com a participação de uma rede de colaboradores responsáveis por cada projeto, investir na criação e manutenção de um arquivo de arte contemporânea que resulta das ações realizadas com as pessoas artistas e curadoras que participam de seus programas.
Criação de programas públicos com escolas: por considerar a escola um importante centro cultural em qualquer cidade onde esteja localizada, promover programas de formação de professores, publicações educativas e parcerias para ampliação das vivências de estudantes com a arte contemporânea.
Por isso, em 2022 o IA tem um convite especial para fazer a todas as pessoas envolvidas com educação. O Programa Educativo 2022 é gratuito e será 100% virtual. Além disso, haverá a emissão de certificado de participação para quem se inscrever no botão abaixo. Os conteúdos produzidos serão apresentados em lives, correspondências pedagógicas – publicação educativa quinzenal – e material educativo – apanhado do material didático produzido que será disponibilizado para download após o término das quatro residências.
Confira mais detalhes sobre as lives e cada um dos demais formatos a seguir.
Lives
As lives com cursos e outras atividades serão transmitidas no canal do YouTube do IA. Siga nossa programação de lives que será divulgada no site do IA e nos nossos perfis nas redes sociais. E não esqueça de fazer sua inscrição para garantir o certificado de participação e receber o e-mail com a agenda e os lembretes para as lives.
Correspondências pedagógicas
Publicação educativa, publicada periodicamente ao longo de 2022 pelo IA, com o objetivo de partilhar as conversas, temas e atividades do programa de residência realizado em 2022, além de apresentar as pessoas artistas participantes e seus processos criativos em diálogo com os temas geradores: Extinção, Ofício, Cuidado e Tempo.
O material tem caráter acumulativo e busca fortalecer a possibilidade de realizar trocas entre a comunidade escolar e o instituto, disponibilizando conteúdos, informações e proposições pedagógicas para enriquecer o relacionamento com a arte contemporânea dentro e fora das escolas.
Em 2022, serão publicadas três edições por programa, elaboradas simultaneamente aos encontros com as 24 pessoas artistas residentes. Cada edição do Correspondências pedagógicas reúne informações relacionadas às vivências da residência, abordando as pessoas artistas, suas obras, pesquisas e processos formativos em andamento, uma seleção de perguntas disparadoras, ferramentas e referências que podem ser utilizadas em sala de aula.
O material consiste ainda em um importante canal de comunicação da programação do IA, facilitando a organização de agendas e projetos nas escolas. Inscreva-se e receba todo o conteúdo regularmente por e-mail, inclusive os alertas de lives e o material educativo no final do ano.
Material educativo
Ao longo de 2022, o IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto receberá 24 pessoas artistas nos quatro eixos do Programa de Residência Artística 2022, para conviver virtualmente durante seis semanas e investir em suas práticas artísticas e formação complementar. Os objetivos são conversar, fazer arte, criar uma mostra digital e elaborar as propostas que vão integrar o programa educativo 2022, que, ao término, ficará disponível aqui, para download, ao público interessado.
A publicação terá curadoria de Pompea Tavares, Valquíria Prates e Tainá Azeredo e constituirá um convite para que escolas e instituições incentivem suas turmas a explorar as matérias presentes nos gestos e atos artísticos, como proposições, materialidades, poéticas, processos, obras, pesquisas, narrativas de si e de outros, memórias, saberes, referências, perguntas, imagens. Os elementos serão cartografados pelas pessoas participantes do programa e, posteriormente, reunidos e organizados na publicação, que é um ponto de partida para a realização de desdobramentos do projeto em escolas de Minas Gerais – ou de qualquer outro lugar onde exista o desejo de fazer arte.
O Projeto é idealizado pelo IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, realizado pelo Ministério do Turismo e conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Gerdau.