ia – IA Programa de Residência Artística 2025 – Residente Marlon de Paula

MARLON DE PAULA

Residente do Programa de Residência para Artistas Convidados do IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto
ano 2025

Artista MARLON DE PAULA

Marlon de Paula - Artista multimídia natural da região rural do Vale do Rio Doce. Desenvolve uma pesquisa que reflete sobre ecologia e relações interespécies. Seu trabalho dialoga com os saberes tradicionais do campo e propõe cartografias geológicas que anunciam narrativas sobre a terra. Atualmente, é mestrando em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG.

Participou de diversas exposições nacionais e internacionais. Entre elas: "Proximity and Distance", no Goethe Institut, em Nova Delhi (Índia, 2022), "Artista de Artista", na Galeria Luisa Strina (2023), "Sonoridades de Bispo do Rosário", no Museu Oscar Niemeyer (2024), e "Abre Alas", na Galeria A Gentil Carioca (2024).

Foi contemplado pelo XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez (2021), recebeu o 4º Prêmio Décio Noviello de Fotografia (2023), e foi selecionado pelo 9o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger (2023). Integrou o programa de Residência do Museu Bispo do Rosário (RJ, 2019) e a residência de criação no Labanque - Centre de Production et de Diffusion en Art Contemporain, em Béthune, França (2022).

Marlon de Paula foi indicado para a Residência IA 2025 em articulação com o Deri Andrade, curador assistente do Instituto Inhotim e idealizador do Projeto Afro, fortalecendo conexões entre diferentes circuitos artísticos e promovendo trocas entre contextos diversos.


caminhos percorridos

Conheça um pouco da trajetória artística em imagens selecionadas por Marlon.

O Programa de Residência para Artistas Convidados foi idealizado por Bel Gurgel, diretora artística do IA, Marine Milani, Monic Braz Nogueira e Paulo Libanio. E conta com a parceria do IFab Lab, do IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais e do Núcleo de Artes e Oficíos, da FAOP - Fundação de Arte de Ouro Preto. A residência artística é realizada pelo IA com recursos através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.