Sylvia Vartuli
Residente do Programa de Residência Artística do IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto
2º semestre, ano 2022
Programa 03 | Cuidado
Nasceu em Conselheiro Lafaiete e vive em Ouro Preto e Belo Horizonte. Na infância, foi amorosamente acolhida por mulheres negras, trabalhadoras e periféricas, com quem aprendeu o que é força, amor, alegria, resiliência, racismo e desigualdades. Vê em sua pesquisa artística uma polaridade acentuada entre reação e ação. Na reação, abre a gaveta da memória, dos traumas e dores. Fala de si e de outros. Na ação, olha para frente e investiga relações entre o movimento, o tempo e o corpo como atitudes de mudanças.
Em início de carreira nas artes visuais, explora a fotografia híbrida. Participou de festivais de fotografia com a coletiva Delicadeza, sob curadoria do Ateliê Oriente: Les Rencontres d'Arles 2022, França (projeção); Paraty em Foco 2019 (Galeria Aecio Sarti); e Foto em Pauta 2018 (Tiradentes – Plano B). Tem imagens publicadas nas revistas Artdoc Photography Magazine 2021 (Expressive floral, on-line) e Ensaio Fotográfico 2018 (Núcleo FAC). Participou da exposição fotográfica coletiva Traços 2020, sob curadoria de Scott MacLeay (on-line). Foi pré-selecionada no Festival Internacional Paraty em Foco 2020 e 2018.
É graduada e pós-graduada em design gráfico pela FUMA/UEMG e atua no desenvolvimento de projetos gráficos editoriais de livros.
caminhos percorridos
Conheça um pouco da trajetória artística em imagens selecionadas por Sylvia.
O Programa de Residência Artística foi idealizado pelo IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Gerdau e é realizado pelo Ministério da Cultura do Governo Federal União e Reconstrução.