ia – IA Programa Bomsera - 2022 - Webdocumentario

Projeto BomSerá abre portas, janelas, paredes…


E você pode ver tudo isso neste webdoc

Se você visita regularmente nosso site ou se mora em Ouro Preto, já deve saber o que foi o Projeto BomSerá, promovido pelo IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, no ano de 2022. Mas se for novidade, resumindo, o projeto envolveu o restauro de três casas coloniais tombadas, no chamado estilo “bom será”, de Ouro Preto. Para conhecer melhor o projeto, visite esta página do nosso site.

O projeto surgiu das nossas inquietações em relação à preservação da memória com a manutenção do patrimônio material e imaterial para a construção do futuro que imaginamos. Por isso, além dos restauros, o Projeto BomSerá ofertou diversas oficinas práticas de restauro, além de cursos de formação em linguagem patrimonial e um curso de formação de agentes de memória e patrimônio.

Essa jornada e as pessoas que fizeram parte dela estão neste breve webdocumentário que ora lançamos. Gostaríamos de destacar a surpreendente participação feminina, cerca de 90% das pessoas que participaram das oficinas foram jovens mulheres que colocaram a mão na massa. Literalmente!

Não podemos deixar de agradecer a cada uma das pessoas envolvidas, desde os jovens que participaram das nossas oficinas, passando pelos habitantes do bairro Cabeças, que nos emprestaram suas memórias e abriram seus lares, até os profissionais que também se dedicaram às obras e às formações. Também precisamos fazer um agradecimento especial ao apoio do IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais e ao patrocínio do Instituto Cultural Vale, via leis de incentivo, sem os quais nossos sonhos não teriam sido materializados.

O Projeto BomSerá foi idealizado pelo IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio do Instituto Cultural Vale e é realizado pelo Ministério da Cultura do Governo Federal União e Reconstrução.