JOYCE RIBEIRO
Residente do Programa de Residência para Artistas Convidados do IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto
ano 2025

Joyce Ribeiro (São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais, Brasil, 1986) é artista, historiadora e professora. Formada em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e pós-graduada em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Vive e trabalha em São Paulo desde 2014. Sua pesquisa investiga a construção dos sistemas de representação na escrita historiográfica, possibilitando releituras sobre a formação de fronteiras, limites institucionais, políticos e econômicos entre os espaços territoriais.
A contação de histórias é um elemento fundamental em seu trabalho. Suas narrativas dialogam entre a micro e a macro história, conduzindo a construção de imagens e objetos imaginários, criando conflitos que colocam o público em dúvida quanto à veracidade dos fatos e propondo reflexões sobre o tempo presente.
Tem interesse em pensar e discutir sobre forças invisíveis e imaginárias que desconstroem espaços delimitados e determinados. Nessa perspectiva, propõe rotas de trocas que podem romper fronteiras estabelecidas, por meio de histórias que questionam hierarquias e possibilitam o pertencimento.
Suas proposições e intervenções acontecem com ou sem anuência institucional, sendo registradas de forma ocasional em fotografias, materiais cedidos pelo público, áudios, dados gráficos, histórias (textos) e vídeos.
Participou de exposições e projetos como a Bienal Internacional de Poesia Experimental de Argentina (2024), a exposição Afeiçoar-se no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro (2024), e as proposições Biblioteca-floresta e Laboratório Semente (2023-2024). Seus trabalhos também foram apresentados em espaços como o Museu de Arte de Ribeirão Preto (2017), o Salão de Vinhedo (2020), a Universidade Federal do Espírito Santo (2021) e na Residência Artística Sítio Nossa Senhora Aparecida (2021).
caminhos percorridos
Conheça um pouco da trajetória artística em imagens selecionadas por Joyce.
O Programa de Residência para Artistas Convidados foi idealizado por Bel Gurgel, diretora artística do IA, Marine Milani, Monic Braz Nogueira e Paulo Libanio. E conta com a parceria do IFab Lab, do IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais e do Núcleo de Artes e Oficíos, da FAOP - Fundação de Arte de Ouro Preto. A residência artística é realizada pelo IA com recursos através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.