ia – IA Programa de Residência Artística 2022 1o semestre - Inscrições Encerradas

Tempo de espera

Encontram-se encerradas as inscrições para os Programas de Residência Artística do Segundo Semestre.


As inscrições para os Programas de Residência Artística do Segundo Semestre, com as palavras CUIDADO e TEMPO, já estão encerradas. Agora nossas curadoras vão dedicar seu tempo a analisar as propostas enviadas para selecionar as próximas 12 pessoas artistas residentes. Recebemos propostas bastante inusitadas e diversas, o que significa que o cuidado das nossas curadoras será recompensado com um grupo plural e dinâmico.

Os resultados serão divulgados nos dias 8 e 15 de julho, respectivamente para as pessoas inscritas em CUIDADO e TEMPO, a partir das 12h.

Preste atenção ao e-mail que enviaremos. É importante verificar se não foi para a caixa de spam!

A residência que gira em torno da palavra CUIDADO acontecerá de 4 de agosto a 14 de setembro de 2022. Quais são os limites do gesto de cuidar? Que outras palavras podem se aproximar ou distanciar dos sentidos relacionados ao cuidado? Como fica a relação entre público e privado, alheio e outro? Esperamos que as 6 pessoas residentes se debrucem sobre essas questões e outras que surgirão a partir de suas próprias vivências.

Já a residência com o eixo temático TEMPO ocorrerá de 23 de setembro a 8 de novembro de 2022. De que forma percebemos o tempo e como as diferentes histórias de vida podem modificar essa sensação? A divisão social e o convívio com intimidades alheias têm potencial para estender e encurtar, alongar e recolher processos de envelhecimento e de passagem? É possível retornar? A partir dessas provocações e de outras que nossas 6 pessoas residentes possam apresentar, desenvolveremos a última residência de 2022.

Agradecemos a participação de todo mundo que enviou sua proposta e acompanha nossos projetos. Sigamos!

Equipe do IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto

O Projeto é idealizado pelo IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, realizado pelo Ministério do Turismo e conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Gerdau.