Yanaki Herrera
Residente do Programa de Residência Artística do IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto
2º semestre, ano 2022
Programa 03 | Cuidado
Yanaki Herrera nasceu em Cusco, Peru, e atualmente mora em Belo Horizonte, onde é graduanda em Artes Visuais pela UFMG. Yanaki vive a experiência de mulher migrante desde os 15 anos, tendo passado pela Bolívia e pelo Brasil. Através do seu trabalho, cria narrativas que transitam entre a ancestralidade e o presente, buscando evidenciar os traumas gerados ao longo da colonialidade. Com a pintura, trabalha as vivências das mulheres que são atravessadas por violências de raça, gênero e classe e/ou em situação migratória.
Desde muito pequena, Yanaki teve uma relação muito íntima com as danças populares peruanas. Desde 2018, tem ministrado várias oficinas de curta duração de danças andinas e afro-peruanas na UFMG e na UEMG Divinópolis, além de rodas de conversa sobre temas como cultura popular, migração e xenofobia. Em 2021, participou do LAB Cultural BDMG com o projeto intitulado Wawa Wasi, que aborda a maternidade imigrante durante a pandemia.
caminhos percorridos
Conheça um pouco da trajetória artística em imagens selecionadas por Yanaki.
O Programa de Residência Artística foi idealizado pelo IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Gerdau e é realizado pelo Ministério da Cultura do Governo Federal União e Reconstrução.