ia – IA Programa de Residência Artística 2022 - O Programa

Programa de Residência Artística 2022


Com o objetivo de apoiar a arte contemporânea no Brasil, o Programa de Residência Artística 2022 do IA está em pleno vapor.

Para este ano, tomamos como inspiração poética os Círculos de Cultura do educador Paulo Freire, chamando de práticas artísticas os processos de criação e pesquisa em artes. Consideramos no programa que práticas educativas são um amplo conjunto de atividades e acontecimentos que fazem parte da formação e autoformação de artistas.

Nossas curadoras receberam inscrições de pessoas as mais diversas e se dedicaram muito para selecionar um grupo que fosse plural e ao mesmo tempo dinâmico. Na aba Artistas, você pode conhecer as pessoas artistas já selecionadas. A cada nova residência, atualizaremos a seção

E como assumimos o papel público de uma instituição dedicada ao exercício da formação em artes que contempla as redes de artistas e comunidades escolares em simultâneo ao exercício da pesquisa e à experiência como parte dos processos de criação, também apresentamos nosso Programa Educativo, totalmente gratuito e 100% on-line. Acesse a aba para saber mais e se inscrever para participar. Haverá emissão de certificado!

Já na aba conteúdos, você pode acompanhar algumas atividades que acontecem no formato on-line e ter acesso a materiais pedagógicos gerados no curso das residências. Acesse, participe dessas jornadas com a gente! E aproveite para seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma publicação sobre os desdobramentos das nossas atividades!

Dois programas para o primeiro semestre, norteados por dois Eixos Temáticos

EXTINÇÃO

Grafismos Programa EXTINÇÃO

O primeiro Programa de Residência Artística 2022 toma como ponto de partida a palavra geradora EXTINÇÃO, como possibilidade de construir sentidos com participantes que podem se interessar em conceitos e ideias relacionados a este tema. A finitude, os recomeços e os ciclos de vida-morte-vida, além dos sucessos e fracassos entre a necropolítica e o bem-viver, são alguns dos conceitos disparadores de pesquisa possíveis, abarcando, por exemplo, os atuais riscos da extinção de paisagens, saberes, corpos, recursos, línguas, culturas, povos, pessoas, espécies, modos de fazer e viver etc.

OFÍCIO

Grafismos Programa EXTINÇÃO

O segundo Programa de Residência Artística 2022 toma como ponto de partida a palavra geradora OFÍCIO, como possibilidade de construir sentidos com participantes interessados em conceitos e temas relacionados a este tema. O fazer e as técnicas implicadas em cada trabalho, o conjunto de saberes envolvidos em cada ofício, os modos de fazer com o corpo, com o outro, em comunidade, a poiesis, os legados do trabalho, no que chamamos de tecnologias e patrimônio, são alguns dos exemplos de possíveis pontos de encontro e partida para o grupo de residentes participantes.

Dois programas para o segundo semestre, norteados por dois Eixos Temáticos

CUIDADO

Grafismos Programa EXTINÇÃO

O terceiro Programa de Residência Artística 2022 toma como ponto de partida a palavra geradora CUIDADO e busca construir sentidos com pessoas participantes interessadas em pesquisar em suas produções alguns dos conceitos e ideias relacionados a este tema. Responsabilidade, compromisso, presença, preservação, restauração, nutrição, interesse, atenção, empatia, ética, amor, justiça, generosidade e também práticas que observem e discutam situações de opressão, dominação, ocupação, posse, apego, dependência e outras formas de invasão do alheio e do outro, do público e do privado são algumas das ideias e conceitos que se apresentam como possibilidades de investigação e que se desdobram nas relações com o outro e com o ambiente, suscitando diferentes abordagens sobre os limites dos gestos de cuidar.

TEMPO

Grafismos Programa EXTINÇÃO

O quarto Programa de Residência Artística 2022 toma como ponto de partida a palavra geradora TEMPO e convoca participantes que possam se interessar por investigar conceitos e ideias relacionados a este tema. Entre os muitos caminhos de pesquisa possíveis, estão: durações, ritmos, pulsos, história, memória, sonhos, narrativas em construção, estações, ciclos, processos, aquilo que muda e aquilo que permanece por causa do tempo, pausas. E também projeções, convívios com quem já foi ou virá, relatividade e calendários, simultaneidades, sincronias e diacronias, modos de medir, controlar e descontrolar, acelerar e desacelerar, processos de envelhecimento, fases de vida, permanência e mutações do vivo.

O Projeto é idealizado pelo IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, realizado pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Ministério do Turismo, conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Gerdau.