programa emergencial de residência artística
O Programa Emergencial de Residência Artística – iai é voltado para artistas visuais, pesquisadores e arte-educadores que se encontram em situação de vulnerabilidade e produção comprometida ou paralisada, em função da pandemia do coronavírus.
Realizado pelo iai – Instituto de Arte Interativo, braço digital do IA, o programa busca refletir e propor ações artísticas e pedagógicas à luz das possibilidades de produção, trabalho e debates proporcionadas pelo ambiente digital.
A residência se estrutura a partir de três questionamentos principais: de que modo as plataformas digitais podem colaborar com os programas de residência artística e ajudar a criar outras formas de produzir e estar no mundo? Como as plataformas digitais podem ser utilizadas para nos auxiliar a encontrar outras temporalidades e espacialidades nos/dos trabalhos artísticos? Como a realidade digital pode evidenciar territórios invisíveis e contribuir para uma discussão decolonial, com foco em práticas artísticas atravessadas por questões sociais e políticas?
Participam do programa 03 artistas residentes em Ouro Preto e 03 artistas brasileiros, residentes em Minas Gerais. A residência emergencial é formada por encontros on-line, com encerramento previsto no dia 05 de abril de 2021.
O Programa Emergencial de Residência Artística – iai foi idealizado por Bel Gurgel, presidente executiva do IA, e tem orientação curatorial de Tainá Azeredo e pedagógica de Valquíria Prates.
A residência será realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.