NO MARTINS
Residente do Programa de Residência para Artistas Convidados do IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto
ano 2025

No Martins (São Paulo, Brasil, 1987) é artista visual cuja prática transita entre pintura, instalação, objetos, performances e outras linguagens. Sua produção investiga as dinâmicas de vivência coletiva no Brasil, com ênfase nas experiências da população negra. A partir da historicidade de estruturas sociais herdadas do colonialismo, suas obras questionam os instrumentos de manutenção do poder, como justiça, segurança e a estratificação espacial e econômica.
Seu percurso artístico começou nas ruas de São Paulo, em 2003, aos 16 anos, por meio do pixo e do grafite. Em 2007, iniciou sua formação em artes visuais, frequentando ateliês de gravura e desenho na Oficina Cultural Oswald de Andrade, onde foi aluno de artistas como Rosana Paulino, Kika Levy e Ulysses Bôscolo. Cursou Licenciatura em História e Artes Visuais, aprofundando sua pesquisa sobre territorialismo, racismo, mortalidade e encarceramento da população negra.
Desde sua primeira exposição individual, Poéticas Negras (2017), sua obra tem sido exibida em importantes instituições no Brasil e no exterior, incluindo individuais na Millan (São Paulo, 2024), Mariane Ibrahim Gallery (Chicago, 2023; Paris, 2021) e Jack Bell Gallery (Londres, 2020). Dentre as coletivas, destacam-se When We See Us: A Century of Black Figuration in Painting (Zeitz MOCAA, 2023), 37º Panorama da Arte Brasileira: Sob as Cinzas, Brasa (MAM São Paulo, 2022) e Histórias Afro-Atlânticas (MASP e Instituto Tomie Ohtake, 2018).
Sua obra integra acervos de instituições como MASP, MAM São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Sesc São Paulo. Atualmente, vive e trabalha em São Paulo.
caminhos percorridos
Conheça um pouco da trajetória artística em imagens selecionadas por No Martins.
O Programa de Residência para Artistas Convidados foi idealizado por Bel Gurgel, diretora artística do IA, Marine Milani, Monic Braz Nogueira e Paulo Libanio. E conta com a parceria do IFab Lab, do IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais e do Núcleo de Artes e Oficíos, da FAOP - Fundação de Arte de Ouro Preto. A residência artística é realizada pelo IA com recursos através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.