LIVE/IA Programa 04: #TEMPO
Vamos comer PANC
Uma das urgências do tempo em que vivemos é repensar a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN). Nossa segunda artista convidada do quarto Programa de Residência Artística 2022 do IA tem uma proposta com as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). Ela é Renata Peixe-Boi, mulher indígena do povo Mura, natural de Manaus-AM. Pesquisadora sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), alimentação amazônica e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), tem trabalhado em projetos relacionados a esses temas. Atualmente, além de trazer a divulgação científica e etnobotânica das PANC, discute nas suas performances os impactos da pandemia na alimentação das comunidades indígenas em contexto urbano. Saiba mais sobre Renata Peixe-Boi em seu perfil no Instagram e sobre o trabalho com a segurança alimentar no perfil @cozinhabocadamata.
Esta conversa conecta ainda mais as pessoas artistas selecionadas para a residência com os fluxos temporais, da mesma forma que a live anterior, com Raiz Raiça, que aconteceu no dia 10 de outubro.
O Programa de Residência Artística foi idealizado pelo IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Gerdau e é realizado pelo Ministério da Cultura do Governo Federal União e Reconstrução.