ia – IA Programa de Residência Artística 2022 1o semestre - Residente Ana Fátima Carvalho

ANA FÁTIMA CARVALHO

Residente do Programa de Residência Artística do IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto
1º semestre, ano 2022
Programa 02 | Ofício

Artista ANA FATIMA CARVALHO

Ana Fátima Carvalho, conhecida como Fatinha da FAOP, é natural de Ouro Preto, MG, onde vive e trabalha como artista plástica e professora da Fundação da FAOP (Fundação de Arte de Ouro Preto).

De 1990 a 2000, fez sua formação artística em todos os cursos oferecidos pela FAOP. Passou a integrar o quadro de funcionários dessa mesma instituição como Técnica de Cultura em 2006, atuando na área de promoção e extensão, sendo responsável pela programação e as curadorias da Galeria Nello Nuno, do Concurso de Presépios, das exposições do Festival de Inverno de Ouro Preto/Mariana e pela organização e logística dos seminários anuais.

Em 2009, passou a lecionar nos cursos livres da Fundação. Atualmente, é professora de Arte e Restauro efetiva, atuando no Núcleo de Arte e Ofícios da Fundação. Ministra aulas para crianças, jovens e adultos, além de cursos nas áreas de xilogravura e monotipia, estamparia e iniciação às artes plásticas para crianças e jovens.

Do seu trabalho artístico, cabe destacar a seleção para o Salão da Gravura do Rio de Janeiro e a presença em exposições no Palácio das Artes, na FIEMG/MG, no Espaço Cultural da Cemig, entre outras.


caminhos percorridos

Conheça um pouco da trajetória artística em imagens selecionadas por Fatinha.

O Projeto é idealizado pelo IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, realizado pelo Ministério do Turismo e conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Gerdau.