ia – Residente Adriano Machado

Adriano Machado

Residente do Programa de Residência Artística do IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto
1º semestre, ano 2022
Programa 01 | Extinção

Artista Adriano Machado

Artista Visual. Possui mestrado em Artes Visuais pela UFBA e desenvolve projetos artísticos em fotografia, vídeo e objetos que buscam discutir questões sobre identidade, território, ficção e memória, investigando processos de políticas de vida. Suas obras apontam para a condição humana entre os espaços de convivência e os territórios afroinventivos.

Participou de exposições como o 31º Programa de Exposições CCSP (2021); Valongo Festival Internacional da Imagem (Santos/SP, 2019); Concerto para pássaros Goethe-Institut, Salvador, 2019); Panapaná “Vamos de mãos dadas” (João Pessoa, 2018). Indicado ao Prêmio PIPA 2021. Recebeu o Prêmio-aquisição no Circuito de Arte Latino-Americano (2022); o prêmio principal nos Salões de Artes Visuais da Bahia em 2013 e menções especiais em 2011 e 2014; e o Prêmio Funarte de Residências Artísticas 2019. Também realizou residências artísticas na Pivô Pesquisa Ciclo III (São Paulo, 2020); Fluxos: Acervos do Atlântico Sul (Salvador, 2019); e VerdeVEZ, no Campo Arte Contemporânea (Teresina, 2019). Artista selecionado junto ao Coletivo Intervalo (BA), para a Bienal de Dakar 2022 (Senegal) e para o Latitude Artist Residence 2022 (Chicago, EUA).


caminhos percorridos

Conheça um pouco da trajetória artística em imagens selecionadas por Adriano.

O Projeto é idealizado pelo IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, realizado pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Ministério do Turismo, conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Gerdau.