ia – Residências Artísticas
Artesão Mata dos Palmitos - foto de Germano Neto Artesão Mata dos Palmitos - foto de Germano Neto

ia - residência artística em ouro preto

ia - Residência Artística em Ouro Preto

Alinhado ao panorama mundial das artes, o ia - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto inaugura em Ouro Preto, Mariana e região, um programa de residência artística inédito.

O projeto vai oferecer residências temporárias para aqueles que buscam desenvolver trabalhos em diálogo com a história, a arquitetura, o meio-ambiente e a politica, tendo como eixo comum à descolonização do olhar, do saber e do fazer.

Procurando integrar a comunidade local à iniciativa, o programa oferece residências individuais e coletivas com artistas e curadores de vários lugares do mundo. Outro aspecto importante do programa é a atenção com as especificidades sociais e culturais da região. Os participantes serão convidados a impactar o espaço onde vivenciarão essa experiência, através de olhares artísticos que busquem um ponto de interseção entre o local e o global, a cidade e o mundo, realizando oficinas e workshops que oferecerão um mergulho nas aspirações multiculturais da região.

Residir é “morar por um tempo” – é passagem. Naturalmente, são laços muito importantes, porque estabilizados nessa rede que se forma, porém não são laços de permanência.

Talvez haja uma diferença entre “passar” e “atravessar” a experiência, dependendo da intensidade que cada um obtém na jornada. Passar é como alguém que viaja de trem e, sem sair de seu assento, vê a paisagem pela janela. Já o atravessamento é diferente, ele supõe outra intensidade, outra entrega, supõe que o residente palmilhe o terreno, experimente as pessoas, o lugar, os trabalhos e, quem sabe, saia transformado por aquilo que pôde vivenciar.

Guilherme Gutman (Revista Select)