ia – Programa Educativo

arte contemporânea na escola: desafios e possibilidades

“Experiências diferentes subentendem uma diferente visão do mundo”.
Umberto Eco


O ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, através do Programa Emergencial de Residência Artística – iai, convida professores, arte-educadores e pedagogos para participarem do curso Arte contemporânea na escola: desafios e possibilidades, a ser realizado no dia 25 de março, no formato on-line, das 19h às 21h30.

Ministrado por Valquíria Prates, o curso é gratuito e oferece ferramentas para se pensar e fomentar a arte nos ensinos básico, fundamental e médio, aliando princípios pedagógicos e multidisciplinares a questões referentes à arte contemporânea.

O curso contempla:

- Reflexões sobre a importância da arte contemporânea nos currículos locais, em diálogo com as orientações da BNCC de artes e linguagens, para o desenvolvimento de competências e habilidades culturais e críticas em diferentes fases da vida dos estudantes.

- Contato com vivências artísticas, recursos e estratégias de ensino híbrido das artes visuais nas escolas, a partir de materiais e programações artísticas desenvolvidas pelo ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto.

- Análise de processos criativos, obras e pesquisas dos artistas participantes do Programa Emergencial de Residência Artística – iai, do ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto.

- Estudo de conceitos e temáticas contemporâneas, destacando a pedagogia crítica, as manualidades, a diversidade, a inclusão e os embates entre o tradicional e o contemporâneo nas artes visuais, partindo de abordagens decoloniais da arte para a educação.

O curso Arte Contemporânea na escola: desafios e possibilidades conta com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

O curso Arte Contemporânea na escola: desafios e possibilidades conta com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Clique aqui e assista ao curso.

Valquíria Prates

Pesquisadora, educadora e curadora, investiga modos de aprender e ensinar com as artes. Desenvolve, implanta e avalia programas públicos de educação e formação, com foco nas linguagens e manifestações contemporâneas das artes e da literatura, em parceria com museus, escolas e universidades. Autora das coleções Arte à Primeira Vista e Ligamundo, atualmente é Coordenadora de Educação e Participação do Programa CCBB Educativo Arte & Educação, realizado pelo JA.CA - Centro de Arte e Tecnologia nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.