ia – IA Programa de Residência Artística 2022 2o semestre - Residente Xikão Xikão

Xikão Xikão

Residente do Programa de Residência Artística do IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto
2º semestre, ano 2022
Programa 04 | Tempo

Artista Xikão Xikão

Nasceu sob o signo de câncer no ano de 1991, em Belo Horizonte (MG). Já morou em Medellín, na Colômbia, e em Brasília (DF). No decorrer da pandemia, voltou a viver e trabalhar em Belo Horizonte e tornou-se mestre em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB) no inverno de 2021, após ter se graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no verão de 2014.

Seus interesses abarcam questões relativas à autorrepresentação e à identidade. Mais recentemente, busca compreender como o corpo se apresenta no ciberespaço. Desde 2016, mergulha no universo das selfies, dos nudes e dos vlogs, buscando questionar as relações que estabelecemos e as narrativas que criamos com essas autoimagens.

No que se refere aos modos de produzir, sua obra caracteriza-se pela hibridez de linguagens - fotografia, performance, vídeo, instalação, colagem, desenho se misturam entre si. Soma-se a isso o caráter processual, já que as obras estão sempre sendo expandidas, revistas e desdobradas.

Realizou quatro exposições individuais e mais de 25 coletivas, dentre as quais se destacam: a individual Selfie Service, no Memorial Minas Gerais Vale (Belo Horizonte); a individual Copy of Copy, na Galeria de Arte Nello Nuno (Outro Preto); a coletiva Arte Londrina 7, na Divisão de Artes Plásticas (Londrina); a coletiva Abre Alas 15, na Galeria A Gentil Carioca (Rio de Janeiro); e o 10º Salão dos Artistas Sem Galeria, na Galeria Zipper (São Paulo). Em 2022, participou da Residência #2, no Edifício Vera, em São Paulo.


caminhos percorridos

Conheça um pouco da trajetória artística em imagens selecionadas por Xikão Xikão.

O Projeto é idealizado pelo IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, realizado pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Ministério do Turismo, conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Gerdau.