ia – IA Programa de Residência Artística 2022 1o semestre - Conteúdos/IA

Conteúdos/IA


Nesta seção você encontrará os links para todas as lives transmitidas no nosso canal na plataforma YouTube, caso não tenha participado ao vivo ou deseje rever. Também postaremos todas as nossas correspondências pedagógicas para você baixar. Vamos atualizar constantemente nosso conteúdo com material informativo e educativo sobre arte envolvendo os agentes ativos do nosso programa.

Acesse nosso site constantemente para ter acesso aos nossos materiais e se programe para interagir conosco ao vivo durante as lives.

Correspondência Pedagógica N.03 #EXTINÇÃO

O terceiro trajeto desponta com voz própria e insubmissa

Nesta terceira edição, apresentamos Suttane Hoffmann e Walla Capelobo, artistas residentes do primeiro Programa de Residência Artística #EXTINÇÃO.

Suttane encontra na busca pela sua própria voz novas formas de estar no mundo, sua coragem. Walla, através de uma relação íntima com os seres naturais, revela a sua condição de vivente, não submissa às dominações.

Vem se relacionar com a gente com esses seres naturais, viventes, insubmissos, com voz própria e que inauguram formas diversas de estar no mundo.

CAPA_CORRENPONDENCIA_PEGAGOGICA_N03 Imagem 01 por SUTTANE HOFFMANN. Imagens 02 e 03 por WALLA CAPELOBO.

LIVE/IA Programa Educativo

O que podemos aprender com as artes visuais sobre a extinção?

Venha mergulhar no mundo artístico, e refletir sobre o que podemos aprender com as artes visuais sobre a EXTINÇÃO.

Tainá Azeredo e Valquíria Prates, com a assistência de Pompea Tavares partilham os frutos dos processos de investigação, criação e as produções das pessoas artistas residentes do primeiro Programa de Residência Artística do IA. A convocação é para pessoas ligadas à educação, que desejam ampliar os saberes e perspectivas sobre as artes nos ambientes de educação.


Mostra/IA Programa 01: #EXTINÇÃO

Conversadas entrelaçadas sobre a mostra "O que não pode ser nomeado não pode ser extinto"

Os artistas residentes Adriano Machado, Duo Paisagens Móveis (Bárbara Lissa e Maria Vaz), Jorge Lopes, Suttane Hoffmann, Tiago Aguiar e Walla Capelobo abrem seus ateliês virtuais e compartilham seus processos criativos, pesquisas e provocações a partir da palavra geradora EXTINÇÃO. O resultado pode ser apreciado na mostra "O que não pode ser nomeado não pode ser extinto".

CONVERSAS_ENTRELACADAS Imagem 01 por SUTTANE HOFFMANN. Imagem 02 por WALLA CAPELOBO. Imagem 03 por JORGE LOPES. Imagem 04 por DUO PAISAGENS MÓVEIS.

Correspondência Pedagógica N.02 #EXTINÇÃO

Passos primeiros de uma jornada outra

Nesta segunda edição, apresentamos o duo Paisagens Móveis, formado por Bárbara Lissa e Maria Vaz, e Jorge Lopes. O duo Paisagens Móveis, por um lado, busca trazer à luz uma série de desaparecimentos de paisagens e sujeitos, enquanto Jorge, por outro, compartilha no seu pensamento-dança gestos carregados de lembranças de um corpo-pele que insiste em existir.

Vem com a gente refletir sobre de que forma o esquecimento e o silenciamento podem nos levar a inúmeras extinções, ao passo que gestos podem marcar a insistência em existir.

IA_CORRESPONDENCIA_PEDAGOGICA_NO2 Imagem 01: POR JORGE LOPES, PERFORMANCE O FALECIMENTO DA ESCUTA, 2017. Imagens 02 e 03: POR DUO PAISAGENS MÓVEIS, QUANDO O TEMPO DURA UMA TONELADA, 2021

LIVE/IA Programa 01: #EXTINÇÃO

Professora Convidada Christine Greiner

Com vasta e sólida experiência docente e curatorial, desde 2010 Christine Greiner vem estudando as políticas para a morte e a relação entre corpo e extinção. O desafio é reverter os estados de extrema vulnerabilidade em processos de criação a partir de fabulações.


LIVE/IA Programa 01: #EXTINÇÃO

Série Diálogos

A Série Diálogos é o resultado de exercícios de criação realizados em duplas de trabalho durante o programa de residência IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto. O objetivo dos encontros é tornar públicas algumas das discussões e ações artísticas decorrentes do programa, como parte das atividades artísticas e formativas da instituição, voltadas a artistas, professores, educadores e estudantes interessados em processos de criação em artes. Com mediação e orientação curatorial de Tainá Azeredo e Valquíria Prates, apresentamos três lives no canal do IA na plataforma YouTube. As propostas artísticas que investigam sentidos em torno da palavra EXTINÇÃO são apresentadas em duplas.

IA_LIVE_DIALOGOS Jorge Lopes, Suttane Hoffmann, Adriano Machado, Walla Capelobo, Tiago Aguiar, Bárbara Lissa e Maria Vaz.

Correspondência Pedagógica N.01 #EXTINÇÃO

O começo do percurso

Nesta primeira edição, apresentamos Adriano Machado e Tiago Aguiar. Ambos perseguem histórias, vozes e silêncios, corpos e presenças, que, ficcionalizadas ou documentadas, compõem novas afirmações no tempo presente, as quais resistem.

Adriano Machado é artista visual e trabalha com as linguagens da fotografia, do vídeo e dos objetos. Tiago Aguiar é fotógrafo, artista e trabalhador imigrante da construção civil.

Vem com a gente refletir sobre a extinção, que pode ser, curiosamente, um convite a pensar seus opostos, como a permanência ou a continuidade.

CAPA_CORRESPONDENCIA_PEDAGOGICA_N01 Imagens 01 e 02: POR ADRIANO MACHADO SÉRIE COBRA VERDE, 2013. Imagens 03 e 04: POR TIAGO AGUIAR, SÉRIE DU RUSÁ, 2016/2017.

LIVE/IA Programa 01: #EXTINÇÃO

Artista Convidado Frederico Filippi

Frederico Filippi, artista visual premiado que conta com diversas exposições individuais e coletivas nacionais e internacionais, é nosso convidado para refletir sobre a palavra EXTINÇÃO em relação às suas pesquisas e atuação em território amazônico. Segundo ele, “existe uma linha de avanço da extinção e ela pode ser visível por variadas técnicas e pontos de vista. O que me interessa é o seu contorno.”

Vem se imbricar nos fios dessa linha com a gente!


LIVE/IA Programa Educativo

Abertura: Conviver com a arte nas escolas

Ministrado pelas curadoras do Programa de Residência Artística 2022 Pompea Tavares, Tainá Azeredo e Valquíria Prates, este vídeo faz uma apresentação geral do Programa Educativo 2022. Neste curso de formação de professores, será ofertado acesso a recursos, ferramentas e uma programação completa para pensar e fomentar a arte nos ensinos básico, fundamental e médio, aliando princípios pedagógicos e multidisciplinares a questões referentes à arte contemporânea.

Vem com a gente!

O Projeto é idealizado pelo IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, realizado pelo Ministério do Turismo e conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Gerdau.